segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ser criativo

Conta uma antiga lenda que na Idade Média, um homem muito virtuoso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na realidade, o verdadeiro autor era uma pessoa muito influente no reino e, por isso, desdeo 1º momento se procurou um "bode expiatório", para encobrir o culpado.O homem foi levado a julgamento já sabendo que tinha escassas ou nulas oportunidades de escapar ao terrível veredicto: a força! O juiz, também metido na trama, cuidou não obstante de dar todo o aspecto de um julgamento justo e, por isso, disse ao acusado:- Conhecendo a tua fama de homem justo e devoto ao Senhor, vamos deixar nas mãos d'Ele o teu destino: vamos escrever em dois papéis separados aspalavras "culpado" e "inocente". Tu escolherás e será a mão de Deus a que decidirá o teu destino.Claro, o mau funcionário havia preparado dois papéis com a mesma palavra: "Culpado". E a pobre vítima, ainda sem conhecer os detalhes, dava conta de que o sistema proposto seria uma armadilha. Não havia escapatória. O juíz ordenou o homem a pegar num dos papéis dobrados. Este respirou profundamente, ficou em silencio uns quantos segundos com os olhos fechados e, quando a sala começava já a impacientar-se, abriu os olhos e, com um estranho sorriso, pegou num dos papéis e levando à boca engoliu-o rápidamente. Surpreendidos e indignados os presentes condenaram o acto veementemente:- Mas? Que fez?!? E agora??? Como vamos saber o veredicto?!- É muito simples, respondeu o homem. É uma questão de ler o papel que resta, saberemos o que dizia o que engoli.Com nítido incómodo mal dissimulado, lá tiveram que libertar o acusado e jamais voltaram a molestá-lo.


Moral da história: por mais difícil que se nos apresente uma situação, nunca deixes de buscar a saída nem lutar até ao último momento. Sê criativo! Quando tudo parecer perdido, usa a imaginação!

"Nos momentos de crise, só a imaginação é mais importante que oconhecimento..."(Albert Einstein)

sábado, 18 de outubro de 2008

SONHE E OUSE SONHAR

Deus tem concedido aos seus filhos, o grande e maravilhoso, o poder de sonhar. Os vegetais, os animais, não podem exercerem este maravilhoso dom, mas, eu e você podemos.
A palavra sacro santa nos relata sobre José do Egito, mas abro um parêntese, José não era do egito, José era do céu. Em Joel 2,28-29, vemos a base bíblica dos sonhos. Em nosso tempo hodierno, os sonhos tem sido roubados, sabe por quem? Por ele que veio roubar, matar e destruir, o inimigo de nossas almas.
Pessoas tem vivido, uma vida vazia, sem fé e esperança. Até mesmo, aquelas que no passado, que viviam de sonho em sonho, deixou-se levarem pela frieza espiritual. Esvaiu-se de sua vida, os sonhos de ser um obreiro, missionário(a), um cantor(a), um líder de mocidade, um pregador(a).
Nesta mensagem específico que o maior sonho do cristão é estar com Jesus na glória e esse sonho se tornará em realidade em breve.
Mas, enquanto estamos peregrinando na terra, vamos sonhar com coisas grandes e firmes para o Senhor Jesus. Vamos lutar com todas as nossas forças para que os nossos sonhos não sejam roubados.
Quem sabe? Você um dia contou o seu sonho a alguém e não deram crédito ao seu sonho, nesta oportunidade, eu quero ser solidário a você, eu acredito no seu sonho. Sonhe e ouse sonhar. Deus usou o seu servo José no passado e hoje quer usar eu e você. A palavra nos mostra os grandes sonhos de José, e ele com humildade e santidade relatava aos seus irmãos, mas os seus irmãos, não lhe deram credito e diziam: vai sonhador.
Mas diz a palavra que seu pai guardava tudo em seu coração. O seu pai era Jacó, um servo que possuia experiência com Deus, diz a palvra que um dia, quando ele fugia de seu irmão, deitou-se e tinha uma pedra por travesseiro e sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus, e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela (Genesis 28,12).
Tenha em mente que todo o sonho tem um preço a pagar. No caso de José foi vendido pelos seus irmãos e posteriormente caluniado e preso. Não obstante, ao preço do sonho, jamais devemos parar de sonhar, porque se somos fiéis, Deus está conosco e no final, o que prevalesce é a vontade divina e nós seremos restaurado.
Sonhe e ouse sonhar, tenha a fé de um novo convertido, que quer ganhar todo o mundo para Jesus, mesmo que alguém o desanime, mantenha o seu alvo, lute com toda a vossa força.
Se acaso vier pelos seus sonhos, a cair numa cisterna ou ser vendido pelos seus irmãos e consequentemente caluniado e demais predicados. Tenha no coração a sinceridade e a pureza diante de Deus e a certeza da sua vitória.
Por que existe um Deus no céu que tirará você do calabouço e o levará para o palácio.
Diácono Sidnei Carneiro da Cunha